pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

CAMPANHA #QUEIMADOSINTEGRADA

O que é essa Campanha?

A Campanha tem o objetivo de colher  assinaturas de Cidadãos Queimadenses interessados em apoiar o projeto de lei que será proposto à Câmara de Vereadores de Integração das passagens de ônibus.

A justificativa tem relação com os seguintes fatos relativos à cidade:

1) Cidade dividida - Os moradores de bairros mais distantes do centro pagam Duas, até três passagens para chegar ao destino.

2) Valores: os valores de cada passagem custam em média R$ 4,00 para trechos curtos e em ônibus sem nenhum conforto que justifiquem a tarifa.

3) Itinerário: Esse é o mesmo valor de ônibus intermunicipais que percorrem trechos muito maiores em relação à distância.

Sendo assim, entendemos que é possível e sustentável para a cidade ter um sistema integrado de ônibus que possa permitir que o cidadão pague apenas uma passagem para ir de um extremo ao outro dentro do território do Município, a exemplos de cidades inteligentes do Brasil.


Na tentativa de sensibilizar os vereadores sobre a importância dessa mobilidade e desse alto custo que a população - especialmente das periferias da cidade - tem para tentar acessar lazer e serviços públicos, foi montado esse projeto de Lei.






O que é uma lei de Iniciativa Popular?


Um projeto de Lei de Iniciativa popular é um projeto de lei que vem direto dos eleitores. è um instrumento previsto nas Constituições Federal e Estadual e também na lei Orgânica do Município de Queimados. A LIP é um instrumento de DEMOCRACIA DIRETA, como o Plebiscito e o Referendo.

Como Funciona?


Para ser admissível, segundo a Lei Orgânica Municipal de Queimados em seu artigo 70, o projeto precisa ter apoio em Assinaturas de pelo menos 1% do Eleitorado ( Atualmente, cerca de um pouco mais  1.130 pessoas) e com representatividade de 5% em pelo menos 10 Bairros da Cidade.

Assim, uma vez obtido esse apoio, esse projeto é protocolado na Câmara, e terá que ser apreciado pelos vereadores votando em sessão ordinária.

Uma vez aprovada na Câmara, vai  para a sanção do prefeito da cidade, para só então ser considerado uma lei.

Neste sentido, o acompanhamento e os interesses da população devem ser acompanhadas de perto durante todo esse processo.


Como surgiu a ideia de promover a Integração no transporte de ônibus Municipal?


A Ampara promoveu neste ano de 2019, um Curso de Politicas Públicas e Militância Digital no período de Sábados de Agosto e Setembro, com a participação de vários assessores Qualificados que discutiram junto com seus participantes temas de Políticas Públicas como : História da cidade, Educação, saúde, lazer e cultura, Organização político-administrativas e Uma Oficina de ferramentas da organização social e no final uma oficina relacionada a própria Lei de Iniciativa Popular.


Neste ùltimo encontro os participantes discutiram várias ideias de Políticas públicas e chegaram a discussão de mobilidade como a causa de Projeto final e concreto do Curso.

A partir daí, ao término do curso, os participantes se organizaram numa comissão que visa dar continuidade a proposta, promover estratégias de coleta e acompanhamento para que a Lei pensada em sala seja mesmo expressão de melhoria da Cidade.


Quem está promovendo a ação?




O curso foi promovido pela Ampara - Associação Amigos do Paraíso é uma entidade Laica, Apartidária sem fins lucrativos com projetos de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no Município de Queimados. Seus Valores são Cidadania, Respeito aos Direitos Humanos e a Natureza.





Teve o apoio financeiro da  Casa Fluminense através do Fundo Agenda 2030 promovido através de Edital que a AMPARA foi uma das selecionadas.
A Casa Fluminense é um espaço permanente  é um espaço permanente para a construção coletiva de políticas e ações públicas por um  Rio mais justo, democrático e sustentável.






Quem mais está apoiando a campanha na cidade?











PROJETO GOLFINHOS DA BAIXADA 


IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE QUEIMADOS













PROJETO PEDALA QUEIMADOS



Essa campanha tem relação com algum político ou religião?

Não. Embora possa haver pessoas no meio politico ou religioso com interesse em querer apoiar a campanha, essa campanha é feita com pessoas laicas e não tem viés politico partidário.


Acreditamos que a cidadania, a política do BEM COMUM, o espírito REPUBLICANO e a democracia tem que ser valores que devem sobrepor aos interesses de PARTICULARES . O Público  e o coletivo é nossa marca e o espírito dessa Campanha.

Como posso apoiar?

(ATENÇÃO: AS ASSINATURAS SÃO EXCLUSIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE QUEIMADOS E/OU QUE VOTEM EM QUEIMADOS)


Existem várias formas de você ajudar a essa campanha ser bem sucedida:


1) 

2) BAIXANDO  O FORMULÁRIO , colendo assinaturas com amigos, familiares e vizinhos e entregando nos Postos Credenciados Acima.

COMO FICO SABENDO DAS AÇÕES DA CAMPANHA?

1) Curtindo a Página da Campanha e Divulgando para os amigos curtirem e para que assinem e colham assinaturas.

2) Acessando o CHAT do ZAP da CAMPANHA ou direto para  (21) 98155-6063 (ZAP)


DEMOCRACIA ATIVA JÁ

MOBILIDADE PARA TODOS!




















Participação da Ampara em Forum Social do Rio

A Ampara marcará presença no Fórum Rio organizado pela Casa Fluminense na Oficina: "  Fortalecimento de Organizações Locais I, onde será conversado sobre a experiência do Curso de Politicas Públicas. Mas o Fórum Rio terá muito mais atrações nos dois dias de realização na ONG SERCIDADÃO em Santa Cruz. Ainda dá tempo de se inscrever em www.forumrio.org.
E ai? Vamos nessa?



quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Inscrições processo seletivo - Magistério Nova Iguaçu




INSCREVA-SE SOMENTE ONLINE: http://bit.ly/amparamagni
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO: 23/10/2019
Contribuição mensal para os selecionados no projeto R$ 50,00.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Projeto Recomeçar: Alfabetização ao Pé da Letra


Agosto está cheio de Novidades na Ampara!

Estamos muito orgulhosos de estar iniciando no Bairro Paraíso e Adjacências o projeto "RECOMEÇAR: CIDADANIA AO PÉ DA LETRA" - um projeto que tem como objetivo ajudar a diminuir o número de pessoas que não sabem ler na região e restitui-lhes através da leitura, a Cidadania.

Para que fosse possível contamos com o voluntariado da professora Caroline dos Anjos que possui um trabalho incrível na alfabetização de crianças no município de Nova Iguaçu e agora estará conosco neste novo desafio.

Se você é morador de Queimados, e conhece algum adulto que não sabe ler e nem escrever e deseja indicá-lo a participar entre em contado com a página do facebook ou faça a inscrição online com a autorização da pessoa em: bit.ly/alfaampara


A Ampara é feita de Educadores. Nós acreditamos no conhecimento como forma de ser melhor cidadão e ser pessoas e comunidades mais autônomas.  Engaje-se nessa Causa!





Encerra-se Hoje as Inscrições para Projeto Políticas Públicas.


Encerra-se hoje (25/07/2019) as Inscrições Online para Curso de Política Públicas que a Ampara vai promover com o apoio da Casa Fluminense no Edital Agenda 2030.

O curso foi uma iniciativa da AMPARA e conta com diversos parceiros da cidade e da Região Metropolitana que terão uma tema para ser posto em formação com os participantes.

O objetivo do Curso é promover a informação, o conhecimento e as discussões sobre políticas públicas e contextualizá-las com a realidade da cidade de Queimados.

Ao final, faremos um ensaio de uma Lei de Iniciativa popular feita pelos participantes para ser apresentada na Câmara como gesto concreto da aprendizagem em cidadania Participativa.

O Curso terá 2 momentos em sua metodologia: As aulas sobre políticas públicas propriamente ditas e 2 oficinas práticas.

Nas oficinas, teremos duas aboradagens: 1) O Participante aprenderá a tirar proveito das ferramentas de internet para uma melhor informação, monitoração, participação e cobranças para que as políticas sejam implementadas de forma mais eficiência no município: que chamamos de "militância digital.

A outra é para que o participante conheça as formas e o processo de elaboração de uma lei de Iniciativa popular - que é demandando pela sociedade em relação as leis que ele gostaria de que a Câmara de Vereadores do município discutisse, e se aprovado passa a valer.

O curso é baseado no Curso de Políticas Públicas da Casa Fluminense que já está na sua Quarta Edição e que é referencia de formação política na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Mais informações:

Para Inscrições: bit.ly/CursoPPAmpara

Site da Casa Fluminense: casafluminense.org.br

Página da Ampara no Facebook: facebook.com/amigosdoparaiso

terça-feira, 19 de março de 2019

Medalha de Bronze para o Jiu-Jitsu da Ampara na Nacional da GFTEAM

À direita com a medalha e Bronze Thales Domingos
No ultimo dia 23 de fevereiro de 2019 no Velódromo da Barra, três de nossos jovens participantes do projeto Jiu-jitsu foram para o Campeonato Nacional da Equipe GFTEAM e sentiram na pele  o que é estar numa arena lotada e com várias torcidas numa grande competição do Esporte.

HISTÓRICO
Todo sábado pela manhã desde 2016 vários meninos do Bairro Paraíso e adjacências vem para a nossa sede para treinar o esporte da "arte suave" , O Jiu-jitsu. Sob comando do Mestre Ricardo Oliveira  e dos professores Rafael Braz e Paulo "Bin Laden". Esse projeto tem contribuído possibilitando um espaço de prática de esporte, ambiente de companheirismo e dedicação.

Muitos não possuem condição de comprar Kimono e o projeto empresta aqueles que vem mesmo sem kimono para que possam praticar mcom o minimo de dignidade que exige a prática.

Panorama da arena do Campeonato - na Self  o
 coordenador Geral da Ampara Jorge Peixoto
O CAMPEONATO

Muitos desses meninos sonham em estar junto com outras feras do esporte disputando  uma medalha e foi assim que com muita garra e dedicação eles foram para o Campeonato na barra. A intenção era fazer o melhor, já que concorriam com o melhores do país. A medalha era um sonho mas os pés estavam no chão. O importante era a participação num grande evento e a experiência adquirida.




A  GRANDE SURPRESA
Chegada de transporte público na Arena . à esquerda de
óculos escuros o professor Rafael Braz

Eis que que a equipe Ampara orgulhosamente conseguiu mais do que imaginava: Uma medalha na nacional. O Menino Thales Domingos de 11 anos venceu luta e acabou perdendo para o campeão da sua categoria, mas ficou com o  Bronze. Os demais já estão empolgados e no próximos campeonatos prometem já trazer mais medalhas, inspirados no feito de Thales.


Para nós, o mais importante não são as medalhas. É saber que todos já nos sentimos vencedores. A escolha do esporte e não da violência  já é nosso troféu.

Thales Domingos e o professor Paulo "Bin Laden"

É junto com nossa rede fornecer pontes e acreditar que é possível fazer a diferença coletivamente.

Parabéns Thales Domingos
Parabens Equipe GFTEAM- Queimados - nossa parceira
Parabéns participantes do projeto AMPARA-GFTEAM de Jiu-Jitsu.



Pré-Vestibular Social da AMPARA - Edição 2019


No último dia 11 de março de 2019, iniciamos o pré-vestibular social da AMPARA.   Depois de um bem sucedido projeto em 2017 que aconteceu na sede, resolvemos apostar novamente na construção de um trabalho de preparação para a universidade. Desta vez contamos com a parceria da Igreja Presbiteriana Unida de Queimados para centralizar mais o projeto e atender outros bairros da cidade. Neste ano a perspectiva é ter cerca de 40 pessoas neste projeto.
Alunos e professores na Aula Inaugural. A aula contou com
 a participação do Pastor Eduardo Dutra, responsável pela
Igreja Presbiteriana Unidade Queimados

VOLUNTARIADO
O trabalho será desenvolvido por 22 professores das mais diversas áreas, Muitos advindos de outras edições de pré-vestibulares que fizemos parte e que desejam retornar para contribuir ao projeto.


PREPARAÇÃO


Além de todas as matérias exigidas para o processo seletivo das melhores universidades Públicas  do RJ, o projeto contará  com rodas de conversas, trabalhos de orientação profissional e aulas de cidadania que abordarão temas relacionados  a Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ética, Direitos Humanos, Mobilidade, e temas atuais que contribuirão para o pensamento crítico e os princípios previsto em nossa Instituição


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
O psicólogo e Coordenador Geral da AMPARA, Jorge Peixoto
dá as boas-vindas aos participantes do Projeto:
"Ousemos sonhar e realizar nossos sonhos"
CORRESPONSABILIDADE


 A proposta prevê uma corresponsabilidade dos participantes na construção do curso.  Os alunos colaboram com a manutenção do curso. O grupo de professores junto com a coordenação decidem as questões pedagógicas do projeto como um colegiado. A ideia é que a medida que alunos mostrem interesse, também participem dessas reuniões na representação discente.







VAGAS - CADASTRO RESERVA

Embora o período de Inscrições no projeto já tenham terminado ainda é possivel se candidatar as vagas de pessoas que desistiram ou não confirmaram matricula. Basta acessar o link abaixo:

VAGAS REMANESCENTES



Diante de um time incrível de pessoas colaborando e de boa vontade e uma galera muito afim de estar na universidade, o sucesso desse projeto já  aparece claro.  Esse ano, definitivamente a periferia estará na Academia.





quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Bikes de bambu: Uma alternativa para a construção da Mobilidade na Cidade.











Professor Klaus e  Uma das equipes de montagem das Bikes de Bambu.
Queimados deu o ponta-pé inicial para a mobilidade e a sustentabilidade criativa no Rio de Janeiro. Iniciamos no dia 19 de janeiro de 2019 o I Workshop de Bicicletas de Bambu do Estado do Rio de Janeiro. Contrariando o que se esperava não aconteceu na capital: o grupo responsável e o coletivo "Pedala Queimados" em parceria com a Ampara com apoio do Fundo Casa Cidade, Portal Cultural Queimados, Casa Fluminense,  e muitos outros parceiros e entusiastas das ações  voltadas para mobilidade, resolveram fazer na cidade de Queimados a 52km da capital, na Baixada Fluminense.


A cidade que recebeu o estigma de mais violenta em virtude dos dados de homicídios divulgados em 2018 pelo ISP, tem mostrado com várias iniciativas como essas que as pessoas que vivem nela querem paz. " na real, a cidade  na verdade, ela não é a mais violenta do país,  a cidade é  a mais 'violentada', por falta de políticas públicas " - afirma um dos idealizadores do projeto e coordenador do "Pedalando para o Futuro" - Carlos Green Bike.


O curso encerra-se no dia 27 de janeiro e é o primeiro passo para montar pontos de bicicletas compartilhadas no Município.

A iniciativa chamou atenção até da  grande imprensa: A Globonews fez uma matéria com a galera do curso que pode ser conferida no Link: 

No encerramento está planejado uma grande "bicicletada"  pela cidade com todos os participantes e apoiadores do curso, e é claro, as bicicletas de Bambu produzidas.




Um trabalho dedicado de todos no manuseio de ferramentas 

Acabamento das peças com capricho

Uma das Equipes de Montagem das Bikes: Tem galera de vários lugares do Estado.
Pessoas de todas as idades aprendem como fazer uma bike resistente de bambu.