pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

CAMPANHA #QUEIMADOSINTEGRADA

O que é essa Campanha?

A Campanha tem o objetivo de colher  assinaturas de Cidadãos Queimadenses interessados em apoiar o projeto de lei que será proposto à Câmara de Vereadores de Integração das passagens de ônibus.

A justificativa tem relação com os seguintes fatos relativos à cidade:

1) Cidade dividida - Os moradores de bairros mais distantes do centro pagam Duas, até três passagens para chegar ao destino.

2) Valores: os valores de cada passagem custam em média R$ 4,00 para trechos curtos e em ônibus sem nenhum conforto que justifiquem a tarifa.

3) Itinerário: Esse é o mesmo valor de ônibus intermunicipais que percorrem trechos muito maiores em relação à distância.

Sendo assim, entendemos que é possível e sustentável para a cidade ter um sistema integrado de ônibus que possa permitir que o cidadão pague apenas uma passagem para ir de um extremo ao outro dentro do território do Município, a exemplos de cidades inteligentes do Brasil.


Na tentativa de sensibilizar os vereadores sobre a importância dessa mobilidade e desse alto custo que a população - especialmente das periferias da cidade - tem para tentar acessar lazer e serviços públicos, foi montado esse projeto de Lei.






O que é uma lei de Iniciativa Popular?


Um projeto de Lei de Iniciativa popular é um projeto de lei que vem direto dos eleitores. è um instrumento previsto nas Constituições Federal e Estadual e também na lei Orgânica do Município de Queimados. A LIP é um instrumento de DEMOCRACIA DIRETA, como o Plebiscito e o Referendo.

Como Funciona?


Para ser admissível, segundo a Lei Orgânica Municipal de Queimados em seu artigo 70, o projeto precisa ter apoio em Assinaturas de pelo menos 1% do Eleitorado ( Atualmente, cerca de um pouco mais  1.130 pessoas) e com representatividade de 5% em pelo menos 10 Bairros da Cidade.

Assim, uma vez obtido esse apoio, esse projeto é protocolado na Câmara, e terá que ser apreciado pelos vereadores votando em sessão ordinária.

Uma vez aprovada na Câmara, vai  para a sanção do prefeito da cidade, para só então ser considerado uma lei.

Neste sentido, o acompanhamento e os interesses da população devem ser acompanhadas de perto durante todo esse processo.


Como surgiu a ideia de promover a Integração no transporte de ônibus Municipal?


A Ampara promoveu neste ano de 2019, um Curso de Politicas Públicas e Militância Digital no período de Sábados de Agosto e Setembro, com a participação de vários assessores Qualificados que discutiram junto com seus participantes temas de Políticas Públicas como : História da cidade, Educação, saúde, lazer e cultura, Organização político-administrativas e Uma Oficina de ferramentas da organização social e no final uma oficina relacionada a própria Lei de Iniciativa Popular.


Neste ùltimo encontro os participantes discutiram várias ideias de Políticas públicas e chegaram a discussão de mobilidade como a causa de Projeto final e concreto do Curso.

A partir daí, ao término do curso, os participantes se organizaram numa comissão que visa dar continuidade a proposta, promover estratégias de coleta e acompanhamento para que a Lei pensada em sala seja mesmo expressão de melhoria da Cidade.


Quem está promovendo a ação?




O curso foi promovido pela Ampara - Associação Amigos do Paraíso é uma entidade Laica, Apartidária sem fins lucrativos com projetos de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no Município de Queimados. Seus Valores são Cidadania, Respeito aos Direitos Humanos e a Natureza.





Teve o apoio financeiro da  Casa Fluminense através do Fundo Agenda 2030 promovido através de Edital que a AMPARA foi uma das selecionadas.
A Casa Fluminense é um espaço permanente  é um espaço permanente para a construção coletiva de políticas e ações públicas por um  Rio mais justo, democrático e sustentável.






Quem mais está apoiando a campanha na cidade?











PROJETO GOLFINHOS DA BAIXADA 


IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE QUEIMADOS













PROJETO PEDALA QUEIMADOS



Essa campanha tem relação com algum político ou religião?

Não. Embora possa haver pessoas no meio politico ou religioso com interesse em querer apoiar a campanha, essa campanha é feita com pessoas laicas e não tem viés politico partidário.


Acreditamos que a cidadania, a política do BEM COMUM, o espírito REPUBLICANO e a democracia tem que ser valores que devem sobrepor aos interesses de PARTICULARES . O Público  e o coletivo é nossa marca e o espírito dessa Campanha.

Como posso apoiar?

(ATENÇÃO: AS ASSINATURAS SÃO EXCLUSIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE QUEIMADOS E/OU QUE VOTEM EM QUEIMADOS)


Existem várias formas de você ajudar a essa campanha ser bem sucedida:


1) 

2) BAIXANDO  O FORMULÁRIO , colendo assinaturas com amigos, familiares e vizinhos e entregando nos Postos Credenciados Acima.

COMO FICO SABENDO DAS AÇÕES DA CAMPANHA?

1) Curtindo a Página da Campanha e Divulgando para os amigos curtirem e para que assinem e colham assinaturas.

2) Acessando o CHAT do ZAP da CAMPANHA ou direto para  (21) 98155-6063 (ZAP)


DEMOCRACIA ATIVA JÁ

MOBILIDADE PARA TODOS!




















0 comentários :

Postar um comentário