pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Preparatório gratuito para escolas técnicas e militares

O projeto conta com um grupo de 10 alunos entre adolescentes, jovens e adultos.

 Iniciamos neste ano um novo projeto pioneiro: a proposta é oferecer gratuitamente a jovens e adultos a possibilidade de estudar para escolas técnicas e militares de forma gratuita.

Prof. Silas Miranda um dos voluntários e idealizadores do projeto.

Enquanto cursos comerciais oferecem preparação para escolas técnicas e militares, resolvemos oferecer ao nosso publico de forma gratuita. Estar nestes espaços é garantir direitos e não poder pagar geralmente leva à exclusão.

Prof. Janete Anibal e a Turma do projeto escolas técnico/ militar

Isso só tem sido possível com o voluntariado e a boa vontade de quem reserva um tempo para fazer diferença.

A ideia inicial foi do professor de matemática e também militar Silas Miranda. A proposta que tinha como alvo apenas os cursos dos fuzileiros e aprendiz de marinheiro. A prof Janete Anibal tambem topou a empreitada e entrou com apoio com a materia de português.
Prof. Janete Aníbal é a responsavel pela língua portuguesa, matéria base junto com matemática.


Inicialmente não houve muita adesão  pela especificidades de idade e gênero dos concursos de fuzileiros e aprendizes.

Assim, resolvemos fazer um projeto mais amplo com escolas tecnicas e militares.

Com a nova proposta, ingressa na empreitada novos voluntários: Joyce Martins para Química e Rafael Bezerra para Física.

A meta é contribuir para que jovens da região possam estar mais preparados para estudarem em escolas de excelências e realizarem seus sonhos de melhores oportunidades.

Jiu-Jitsu na Ampara: Lutadores da vida! Transformar é possível!

Desde 2016, a Ampara vem desenvolvendo junto aos jovens do Bairro Paraíso e adjacências, o incentivo ao Esporte e à atividade física através da arte do Jiu-jitsu.  

Cerca de 30 Crianças e Adolescentes comparecem todo sábado para treinar o Jiu-Jitsu.
Cerca de 60 a 80 crianças , adolescentes e jovens já passaram pelo projeto nestes dois anos que hoje atende a cerca de 30 jovens assíduos. A atividade tem proporcionado


Em parceria com a Equipe GFTEAM e sob a supervisão do Mestre Ricardo de Oliveira, esse projeto conta com diversos voluntários e colaboradores locais que ajudam a sustentá-lo e tornar possível essas atividades.

A maioria dos Quimonos foram de  doações de outros atletas e pessoas que colaboram com o projeto e faz com que se torne possível essa ação na comunidade com Crianças, jovens e Adolescentes.

A concentração é Máxima, e a dedicação ao esporte é uma das marcas do projeto.

Ao final de cada Treino, As crianças recebem um lanche fornecido pela AMPARA e por seus colaboradores.










Projeto Artesanato - Convívio, solidariedade, Vínculos e Geração de Renda.


O projeto "Artesanato na AMPARA" está completando dois anos! A atividade que iniciou com a oficina de Feltro coordenada pela Voluntária e Artesã Ivonete de Souza ganha corpo.
Associadas da Esquerda para a Direita: Mara, Nize, Rosamaria ( com o filho Tiago), Ivonete, Dulcinéia, Márcia e a participante Kleide.
Hoje, através de outras artesãs Voluntárias,  boa parte advindas do projeto inicial como participantes, conta agora com Tricô e Crochê (Artesã Liliane) ; Ponto Reto ( Artesã Rosamaria Palmeira) ; Fuxico (Artesã Márcia) , Ornamentação em Garrafas (Artesã Nize) e até confecção de Sabão artesanal(artesã Dulcinéia).



 
O projeto conta com um Público participante de Mulheres da Comunidade,
que antes ficavam isoladas e agora possuem um espaço para estarem juntas e se confraternizar.




 
Os trabalhos são feitos com todo carinho e capricho para que além de ter valor de mercado e
 poder ser alternativa de renda para as participantes.



Graças ao projeto artesanato, a instituição ganhou a possibilidade de funcionar quase todos os dias sob o regime do voluntariado. Trata-se de um inédito sistema de auto-gestão em que as voluntárias se organizam abrindo e fechando a Sede e atendendo outras pessoas interessadas nos trabalhos desenvolvidos.


Cada construção de uma peça é um aprendizado novo, uma nova descoberta.

Uma pausa para uma Self: com as artesãs Nete, Nize, Márcia e Rosamaria, as atividades se multiplicaram. Uma das novidades é o aprendizado de sabão e sabonete artesanal.




Professora Liliane( à esquerda de pé) em sua aula de Tricô e Crochê aos Sábados.

Em meio a tantas notícias ruins e a violência presente na região, Esse pessoal tem ajudado a AMPARA a mostrar que é possível superar dificuldades, barreiras e problemas se estamos somando uns com os outros.



SOMOS TODOS AMPARA!