pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Bikes de bambu: Uma alternativa para a construção da Mobilidade na Cidade.











Professor Klaus e  Uma das equipes de montagem das Bikes de Bambu.
Queimados deu o ponta-pé inicial para a mobilidade e a sustentabilidade criativa no Rio de Janeiro. Iniciamos no dia 19 de janeiro de 2019 o I Workshop de Bicicletas de Bambu do Estado do Rio de Janeiro. Contrariando o que se esperava não aconteceu na capital: o grupo responsável e o coletivo "Pedala Queimados" em parceria com a Ampara com apoio do Fundo Casa Cidade, Portal Cultural Queimados, Casa Fluminense,  e muitos outros parceiros e entusiastas das ações  voltadas para mobilidade, resolveram fazer na cidade de Queimados a 52km da capital, na Baixada Fluminense.


A cidade que recebeu o estigma de mais violenta em virtude dos dados de homicídios divulgados em 2018 pelo ISP, tem mostrado com várias iniciativas como essas que as pessoas que vivem nela querem paz. " na real, a cidade  na verdade, ela não é a mais violenta do país,  a cidade é  a mais 'violentada', por falta de políticas públicas " - afirma um dos idealizadores do projeto e coordenador do "Pedalando para o Futuro" - Carlos Green Bike.


O curso encerra-se no dia 27 de janeiro e é o primeiro passo para montar pontos de bicicletas compartilhadas no Município.

A iniciativa chamou atenção até da  grande imprensa: A Globonews fez uma matéria com a galera do curso que pode ser conferida no Link: 

No encerramento está planejado uma grande "bicicletada"  pela cidade com todos os participantes e apoiadores do curso, e é claro, as bicicletas de Bambu produzidas.




Um trabalho dedicado de todos no manuseio de ferramentas 

Acabamento das peças com capricho

Uma das Equipes de Montagem das Bikes: Tem galera de vários lugares do Estado.
Pessoas de todas as idades aprendem como fazer uma bike resistente de bambu.












0 comentários :

Postar um comentário